Indicadores Apontam BTC Perto de Correção de Preço

, ,
Indicadores Apontam BTC Perto de Correção de Preço

Bitcoin atinge máxima inédita e analistas advertem sobre a possibilidade de correção no preço devido a indicadores técnicos e de mercado que sugerem sobrevalorização e lucros excessivos dos mineradores, além do aumento no Índice de Medo e Ganância.

Bitcoin Atinge Máxima Histórica e Suscita Alerta de Correção

O mercado de criptomoedas mostrou vigor quando o preço do Bitcoin (BTC) alcançou um novo recorde histórico de $72,800 no dia 11 de março. Segundo dados do TradingView, o BTC iniciou o dia valendo $69,032 e subiu 5.7%, marcando um novo pico anual de $72,850 na segunda-feira, dia 11 de março.

Essa escalada impressionante suscitou preocupações com a possibilidade de um sell-off provocado por realização de lucros em patamares mais elevados.

Três Indicadores Sinalizam Possível Queda no Curto Prazo

Três indicadores técnicos e de mercado sugerem que uma correção do preço do BTC poderia acontecer no curto prazo. O analista independente Ali apontou que o preço do BTC, operando acima de $71,700, pode indicar uma iminente reversão para operadores de curto prazo.

Ali compartilhou um gráfico em que o indicador sequencial TD sinalizava venda no gráfico de 12 horas do BTC, prevendo uma queda de até 3.5% no valor, aproximando-se de $70,000.

Desde 23 de janeiro, o Bitcoin vinha seguindo uma tendência de apenas subida, após o efeito ‘vender a notícia’ dos ETFs de Bitcoin. Esses novos fundos de investimento em BTC atraíram grandes entradas de capital desde seu lançamento em 11 de janeiro, atingindo $55.3 bilhões em ativos sob gestão em 11 de março.

Métricas Sugerem ‘Superaquecimento’ no Mercado de BTC

Analistas da CryptoQuant avisam que correções significativas podem vir em breve, apesar do Bitcoin explorar novas máximas históricas. No dia 8 de março, a firma de análise de blockchain detalhou, em uma série de postagens na rede social X, algumas métricas que apoiavam a possibilidade de ‘superaquecimento’ do mercado.

Destacam-se ainda métricas indicando que os mineradores estão sendo sobrecompensados, com lucros realizados batendo recordes desde dezembro de 2023.

Os lucros não realizados dos traders chegaram a 57%, um sinal historicamente ligado a correções futuras, à medida que os traders tendem a realizar lucros eventualmente.

RSI e sentimentos de Mercado Reforçam Cautela

Outro dado relevante vem da IntoTheBlock, que mostra que 100% dos detentores de Bitcoin estão no lucro, aumentando a possibilidade de vendas para realização de lucros. No Coinglass, o mapa de calor indica que o RSI (Índice de Força Relativa) do BTC mostra condições de sobrecompra em quatro de cinco intervalos temporais.

Adicionalmente, informações da Alternative apontam para um Índice de Medo e Ganância no extremo de ‘ganância’, alcançando 82 pontos.

Embora esses indicadores sugiram cautela aos investidores, é preciso lembrar que condições de RSI não asseguram reversão de tendência e o mercado volátil das criptos pode continuar sua trajetória ascendente, impulsionado pela demanda crescente e pela próxima redução pela metade na oferta.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo investimento e movimentação de trading envolvem risco. É aconselhável que o leitor faça sua própria pesquisa ao tomar decisões.

Fonte: https://cointelegraph.com/news/3-bitcoin-price-metrics-point-to-overheated-conditions-and-a-potential-btc-correction