Este post analisa os erros mais comuns que levam à perda de bitcoins armazenados em carteiras físicas, incluindo detalhes sobre confusão de seed, phishing e ações de segurança inadequadas.
Principais Erros Com Carteiras Físicas de Criptos
Através do acompanhamento de milhares de clientes em WalletRecovery.info, percebi os erros mais frequentes que levam à perda de criptomoedas em carteiras físicas (hardware wallets). Veja a lista desses erros por ordem de frequência:
Confusão com Seed: Erro Prejudicial
Usuários às vezes inicializam suas carteiras mais de uma vez, anotam a primeira seed, mas transferem seus fundos para a segunda wallet. Ao redefinirem a wallet, os fundos ficam perdidos.
Seed Perdida e Dispositivo Resetado
A perda das palavras-chave backup (seed) e a consequente ação de resetar o dispositivo pode resultar em perda permanente de acesso aos fundos.
Erro ao Anotar Palavras da Seed
É possível anotar incorretamente algumas palavras ou em ordem errada. Serviços de recuperação poderão ajudar quase que na totalidade das vezes, mas será necessário um investimento e confiança em um terceiro.
Ataques de Phishing às Wallets
Vítimas de phishing acabam informando suas seed em sites mal-intencionados, frequentemente apresentados como medidas de segurança para a hardware wallet.
Falso Suporte ao Cliente
Golpistas se passam por suporte ao cliente e enganam os usuários para que revelem suas seeds.
Fabricantes de Carteiras Duvidosos
Alguns produtores de carteiras físicas não são confiáveis, e dispositivos baseados em plataformas móveis devem ser evitados.
Disputas Pessoais e Ausência de PIN
Conflitos pessoais, como com ex-parceiros, podem levar ao furto de fundos, principalmente se a carteira estiver sem PIN ou a seed exposta.
Morte do Proprietário e Planejamento Sucessório
A falta de planejamento para os ativos digitais no inventário pode tornar as criptomoedas inacessíveis após a morte do proprietário.
Ataque à Cadeia de Suprimentos
Casos raros onde dispositivos são interceptados e uma seed pré-gerada é fornecida, antes de chegar ao cliente.
Ataque por Substituição de Área de Transferência
Malwares que monitoram e substituem endereços de criptomoedas copiados, desviando os fundos para os atacantes.
Fonte: https://walletrecovery.info/2024/02/14/how-hardware-wallet-users-lose-their-bitcoin/