Taxas do Bitcoin Sobem 129% em Quatro Dias

,
Taxas do Bitcoin Sobem 129% em Quatro Dias

O custo de transações onchain de Bitcoin teve um aumento expressivo de 129% em apenas quatro dias, atingindo um pico de 73,3 satoshis por byte virtual. A rede mostra um acúmulo significativo de transações pendentes, elevando as taxas e também a rentabilidade dos mineradores.

Aumento Novamente nas Taxas Onchain do Bitcoin

Após um breve período de taxas de rede onchain reduzidas, o custo de enviar bitcoins começou a subir novamente, atingindo uma média semanal de 73,3 satoshis por byte virtual (sats/vB) ou $11,48 por transação. Atualmente, uma fila de blocos de 207 está pendente, aguardando para processar cerca de 134.000 transações não confirmadas – um cenário que se mantém desde o dia 3 de novembro de 2023.

De 18 a 25 de fevereiro de 2024, o custo para uma transação onchain média na rede Bitcoin ficou abaixo do limite de $5, e durante este período, o custo para uma transação de tamanho médio não excedeu $2 por transação.

Até quarta-feira, a taxa média subiu para 73.3 sats/vB ou $11,48 por transação, e a taxa mediana atingiu 39 sats/vB ou $6,10 por transação. Isso indica que a taxa média disparou 129,6% e a taxa mediana aumentou 204,99%, tudo isso em apenas quatro dias.

O número atual de transações não confirmadas está próximo de 134.000, conforme as Estatísticas do Mempool do Bitcoin de Johoe. Os dados da Mempool.space indicam que existem 211 blocos de mempool na fila, equivalendo a 378 megabytes de espaço de transação. O portal também mostra algumas transferências de bitcoins sendo realizadas por 15 sats/vB.

Embora as inscrições Ordinais estejam em andamento, o ritmo reduziu desde o início do ano, levando a um declínio marginal na taxa de confirmação de transações diárias. Desde fevereiro de 2024, o número de transações diárias confirmadas pelos mineradores não ultrapassou 430.000.

Impacto na Rentabilidade dos Mineradores

O impacto da valorização do bitcoin e do aumento das taxas onchain potencializou os lucros dos mineradores. O preço do hash do bitcoin, ou os ganhos estimados de 1 petahash por segundo (PH/s) de poder de computação por dia, está prestes a ultrapassar o patamar de $110.

Mesmo com o aumento no preço do BTC, os mineradores geraram o mesmo nível de receita que em janeiro de 2024, ainda que tenham arrecadado um pouco menos em taxas de transação. Além disso, desde o início de fevereiro, a capacidade na Lightning Network tem apresentado tendência de queda.

Fonte: https://news.bitcoin.com/from-low-to-high-bitcoin-fees-jump-over-129-in-4-days