Rússia Enfrenta Queda em Avaliação FATF por Cripto

Rússia Enfrenta Queda em Avaliação FATF por Cripto

A avaliação da Rússia pela FATF foi rebaixada devido a falhas na regulação do mercado de criptomoedas. O país mostra lacunas em legislações que falham em especificar operadores de ativos digitais, levando a um aumento nos crimes financeiros com uso de criptoativos.

Rebaixamento Russo no Controle de Criptoativos

A Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF) reduziu a classificação da Rússia devido ao monitoramento inadequado do mercado de criptomoedas, conforme indicado por reportagens regionais. Conforme o RBC apontou, esse rebaixamento sublinha uma preocupação crescente com a habilidade do país em fiscalizar e coibir transações suspeitas no setor emergente de finanças digitais.

Estratégia Financeira Russa em Xeque

A análise recente da FATF aponta a Rússia em um nível ‘parcialmente conforme’ em relação às suas práticas de monitoramento e combate a transações obscuras com ativos virtuais. O RBC afirmou que o rebaixamento está principalmente relacionado à regulamentação de 2020 ‘Sobre Ativos Financeiros Digitais’.

A legislação nomeia provedores de ativos financeiros digitais (AFD), mas não define as entidades que podem atuar como provedores de AFD e criptomoedas, deixando uma lacuna regulamentar no controle de moedas e ativos digitais. Ademais, RBC e Vedomosti noticiam que as regulamentações vigentes da Rússia sobre serviços financeiros digitais simplesmente proíbem a utilização de criptomoedas como meio de pagamento por seus cidadãos.

Listagem de Desafios Regulatórios

As regras atuais não apresentam diretrizes abrangentes ou sistemas para a regulação e supervisão de transações de criptomoedas. Essa postura teria levado a um aumento significativo em transações ilícitas usando criptoativos, que dobraram em 2023, conforme Rosfinmonitoring, o serviço de monitoramento financeiro da Rússia.

A reportagem da Rosfinmonitoring evidencia um crescimento nas transações ilegais utilizando criptoativos, com um triplicamento desde o início do ano passado até novembro. O diretor da Rosfinmonitoring pediu uma ação rápida para enfrentar o vácuo regulatório e fortalecer as defesas do país contra crimes financeiros facilitados por moedas sem fronteiras.

A notícia chega após relatos de que a Rússia está propondo a criação e implementação de um sistema de pagamento entre os países do BRICS, utilizando moedas digitais dos bancos centrais (CBDCs) para operações de comércio.

Fonte: https://news.bitcoin.com/russias-fatf-rating-downgraded-over-crypto-regulation-shortfalls