O FDUSD emerge como quarta maior stablecoin devido ao seu crescimento de volume de negociação e oferta circulante. Dominando nas redes Ethereum e BNB, sua centralização na Binance, volatilidade de mercado e reservas em garantia são temas em evidência.
O Novo Gigante das Stablecoins: FDUSD
Em um impressionante avanço, o FDUSD (Primeiro Dólar Digital) se consolida como a quarta maior stablecoin em termos de capitalização de mercado. Com um volume de negociação de 24 horas robusto, o FDUSD agora está no topo da cadeia alimentar das stablecoins junto aos titãs do setor.
Domínio nas Redes Ethereum e BNB
Liderando com uma oferta circulante impressionante de 3.15 bilhões de tokens, o FDUSD, predominantemente hospedado na Ethereum e na rede BNB, teve uma ascensão meteórica desde o seu lançamento em agosto de 2023. Em detalhes, a maioria dos tokens está na Ethereum, com 3.02 bilhões, enquanto 134.7 milhões de tokens residem na BNB Chain.
Centralização na Binance
A maior parte desses tokens se encontra nas carteiras da Binance, mostrando uma concentração significativa de posições. Na Ethereum, as quatro principais carteiras, todas de propriedade da Binance, guardam 97.02% dos FDUSD baseados em ERC20, enquanto na BNB Chain as duas primeiras carteiras contêm 39.2% e 33.14%, e a terceira 5.63%.
Atividade de Mercado Intensa
A troca comercial intensa sugere que a maioria das atividades do FDUSD, especialmente na rede Ethereum, decorre dos livros de mercado e de transações fora da cadeia, predominantemente através da Binance. Com uma incrível entrada de volume diário que rondou os $16.7 bilhões de dólares entre os dias 7 e 8 de março de 2024, dados de coingecko.com e coinmarketcap.com solidificam a posição do FDUSD.
Sinergia com Grandes Criptomoedas
O FDUSD tem mostrado mais trocas com bitcoin (BTC) do que com tether (USDT), e é o par de negociação em segundo lugar com ethereum (ETH) e solana (SOL), depois do USDT, conforme indicam as métricas da Cryptocompare.
Garantias e Riscos dos Reservas do FDUSD
Com os relatórios de garantia da Prescient Assurance LLC., o FDUSD mantém uma parte das suas reservas em Tesouros dos EUA e o resto em reservas em espécie. Instituições financeiras de três países distintos retém os fundos do FDUSD, com um rating de pelo menos A-2 da S&P.
Entretanto, a avaliação da bluechip.org traz preocupações com a custódia das reservas em um fundo fiduciário de Hong Kong, colocando em dúvida a segurança dos fundos dos usuários em caso de falência da emissora ou de sua controladora.