Banco Central das Filipinas Concluirá Piloto de CBDC

, ,
Banco Central das Filipinas Concluirá Piloto de CBDC

O Banco Central das Filipinas se prepara para encerrar o piloto do CBDC atacadista, indicando um possível futuro uso para a liquidação de títulos e democratização do acesso ao mercado de valores mobiliários.

Piloto de CBDC Atacadista nas Filipinas Chegando ao Fim

O Banco Central das Filipinas anunciou que planeja finalizar, ainda neste ano, o piloto do CBDC atacadista, o Projeto Agila. Com a participação de seis instituições financeiras locais, o projeto poderá abrir caminho para democratizar o acesso ao mercado de valores mobiliários, segundo Mamerto Tangonan, Vice-Governador do Setor de Pagamentos e Gestão Monetária.

Uso de CBDC Atacadista para Liquidações de Títulos

O banco central filipino revelou que concluirá o piloto de moeda digital do banco central (CBDC) atacadista este ano, antecipando-se à emissão comercial dessa moeda.

Mamerto Tangonan esclareceu que o fim desse piloto está projetado para mais tarde neste ano e que o Projeto Agila “foi projetado como um exercício de aprendizado para nos colocar em uma posição melhor para avaliar se essa tecnologia faz jus ao que afirma ser”.

A proposta de um CBDC atacadista foi inicialmente apresentada em 2022, mas posteriormente deixada de lado devido à posição do ex-governador Benjamin Diokno, que priorizou aperfeiçoar a infraestrutura de pagamentos digitais existente ao invés de experimentar com CBDC.

Contudo, o Projeto Agila foi retomado e está agora em fase de testes de pagamentos entre seis instituições financeiras do sistema bancário filipino.
Tangonan ressaltou que o piloto também servirá para determinar se essa tecnologia pode democratizar o acesso ao mercado de títulos. Isso permitiria que mais atores gerenciassem e experimentassem com valores mobiliários com taxas mais baixas e montantes acessíveis a investidores de varejo.

Visão para o Futuro do Mercado de Valores Mobiliários

Ele enfatizou: “Vislumbramos um cenário nas Filipinas onde o acesso a títulos de investimento e instrumentos similares possa ser democratizado, quer dizer, que eles possam ser adquiridos por tamanhos menores de emissões e taxas muito mais baixas”.

Eli Remolona Jr, governador do banco central, afirmou em fevereiro que o banco estava pronto para desenvolver um CBDC atacadista sem blockchain nos próximos dois anos. Remolona Jr. declarou que essa moeda aproveitaria os trilhos de pagamento do banco central, já que outros bancos centrais testaram a blockchain “mas não correu bem”.

Fonte: https://news.bitcoin.com/central-bank-of-the-philippines-to-complete-wholesale-cbdc-pilot-this-year-hints-at-securities-focused-use-case