Conselho defende ‘stablecoins’ algorítmicas em Hong Kong

Conselho defende 'stablecoins' algorítmicas em Hong Kong

Em uma carta vigorosa, o CCI critica a proposta regulatória de Hong Kong para stablecoins e solicita reconhecimento de especificidades das algorítmicas. O grupo defende uma política de reservas prudencial, regulamentações inovadoras e mais colaboração internacional.

Conselho Critica Proposta Regulatória de Hong Kong

O Conselho de Inovação Cripto (Crypto Council for Innovation – CCI) apresentou comentários críticos às propostas de regulação das stablecoins em Hong Kong. No último dia do período de comentários, o grupo de advogados enviou uma carta de cinco páginas com uma defesa enfática das stablecoins algorítmicas, apesar das visões negativas das autoridades de Hong Kong.

Reservas e Gestão em Discussão

O Autoridade Monetária de Hong Kong (Hong Kong Monetary Authority – HKMA) e o Bureau de Serviços Financeiros e Tesouro (Financial Services and the Treasury Bureau – FSTB) propuseram que emissores de stablecoins licenciados deveriam ter reservas “pelo menos igual ao valor nominal” e a presença de um gerente sênior em um escritório local. O CCI alertou para a carga excessiva dessas exigências de reservas, principalmente quando poderiam duplicar regulamentações de outras jurisdições.

Apelo por Abordagem Baseada em Risco

O CCI propôs uma abordagem de regulamentação das reservas baseada em risco e sugeriu um “quadro de equivalência” que se harmonize com outras jurisdições. Esse método permitiria que emissores operassem de forma semelhante ao Japão, onde licenças de outros países são reconhecidas após revisão.

O Caso dos Algorítmicos

Mesmo após o desastroso colapso do ecossistema Terra/LUNA, que manchou a reputação das stablecoins algorítmicas, o CCI permanece otimista quanto ao seu futuro. Segundo o conselho, essas criptomoedas merecem regulamentações específicas que considerem suas inovações. Por exemplo, stablecoins supercolateralizadas com colaterais externos podem aumentar a eficiência das finanças descentralizadas com sistemas de liquidação automáticos e auditoria em tempo real. Excluir tais inovações seria um tiro no pé.

Elogios à Descentralização

O CCI ressaltou os benefícios proporcionados pela descentralização das stablecoins algorítmicas e recomendou que o HKMA e FSTB estabeleçam “níveis de descentralização” para elas. Também destacou a resiliência de stablecoins atreladas a criptomoedas como Dai (DAI), RAI e LUSD, que são respaldadas por Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), e que se mantiveram estáveis apesar das recentes turbulências de mercado.

O conselho expressa que uma regulamentação justa dos criptoativos é factível, porém necessita de esforços consideráveis para sua implantação.

Fonte: https://cointelegraph.com/news/dont-rule-out-algorithmic-stablecoins-crypto-council-tells-hong-kong