Defi é Alvo de Crimes e Perde U$ 67 Milhões em Fevereiro

, , , ,
Defi é Alvo de Crimes e Perde U$ 67 Milhões em Fevereiro

Em fevereiro de 2024, mais de $67 milhões foram roubados de plataformas defi, com Ethereum liderando em ataques. Embora haja uma queda nas perdas em comparação a janeiro, o aumento anual preocupa. Plataformas cefi permanecem ilesas.

Plataformas Defi na Mira do Cibercrime

Em somente um mês, criminosos digitais desviaram mais de $67 milhões em fundos de plataformas de finanças descentralizadas (defi).

Os dados mais recentes da Immunefi revelam que ataque cibernéticos foram responsáveis por mais de $65 milhões, ou seja, 97% das perdas totais do mês de fevereiro. A blockchain do Ethereum foi a mais atingida, registrando 12 ocorrências e representando 85.71% das perdas totais entre as cadeias afetadas.

Perdas Acumuladas no Ano Superior a 15%

Comparando os valores subtraídos em fevereiro com janeiro de 2024, o relatório sugere que os criminosos tiveram menos êxito. Os prejuízos em fevereiro foram metade dos $133.4 milhões registrados em janeiro.

Embora a queda em fevereiro possa indicar melhorias na segurança das plataformas defi, o aumento de 15.4% nas perdas acumuladas no ano, alcançando mais de $200 milhões, desafia essa teoria. Entre os incidentes de fevereiro, destacam-se as violações no Playdapp ($32.5 milhões) e Fixedfloat ($26.1 milhões).

Plataformas Centralizadas: Histórico Impecável

No comparativo de cadeias, a Ethereum destaca-se negativamente com 12 ataques incidentes, representando a maior parte das perdas.

As blockchains do Bitcoin e BNB cada uma registrou um incidente, com 7.14% da perda total para cada cadeia. Ao contrário das plataformas defi, os dados da Immunefi sugerem que as plataformas de finanças centralizadas (cefi) são mais seguras e resistentes a ataques.

Centralizadas Vs. Descentralizadas em Segurança

Os dados de Immunefi assinalam que, enquanto os defi foram o alvo principal de exploração em termos de fundos perdidos, especialmente pelos ataques de alto perfil em Playdapp, Fixedfloat e Duelbits, as cefi não sofreram nenhum grande ataque em fevereiro.

Fonte: https://news.bitcoin.com/study-criminals-target-defi-platforms-steal-more-than-67-million-in-february-alone