Alerta: SFC de Hong Kong Combate Exchanges Falsas

,
Alerta: SFC de Hong Kong Combate Exchanges Falsas

A Securities and Futures Commission de Hong Kong intensifica ações contra sites fraudulentos que imitam plataformas de trocas de criptomoedas licenciadas. Seis domínios foram bloqueados, e investidores são instados a consultar registros oficiais antes de realizar operações.

Regulação contra Fraudes Cripto

A entidade reguladora financeira de Hong Kong, a Securities and Futures Commission (SFC), avançou na luta contra a fraude digital ao identificar e bloquear páginas da web que se passavam indevidamente por conhecidas exchanges de criptomoedas locais.

No dia 4 de março, a SFC anunciou um alerta oficial sobre diversos sites suspeitos que imitavam duas plataformas de comércio cripto licenciadas. Os autores do golpe online criaram domínios falsos imitando duas exchanges autorizadas em Hong Kong: OSL Digital Securities e Hash Blockchain Limited, também conhecida como HashKey.

O comunicado revelou que seis sites, dentre eles hskexpro.com e oslint.com, foram bloqueados após denúncias relacionadas a problemas na retirada de fundos e altas taxas e comissões.

A polícia de Hong Kong, a pedido da SFC, já atuou para impedir o acesso a esses sites fraudulentos. Estes estão agora listados na relação oficial de alertas sobre cripto da SFC, que também inclui outras páginas fingindo ser outras casas de trocas, como a MEXC, que já havia sido alvo de ação similar em 9 de fevereiro.

Prevenção e Cuidados ao Investir

Investidores foram aconselhados a sempre confirmarem a veracidade das plataformas de troca consultando o registro público de pessoas e instituições licenciadas, bem como a lista de plataformas de ativos virtuais licenciadas, acessando informações relevantes como os sites oficiais das entidades.

A SFC destacou a importância de não enviar dinheiro ou realizar qualquer transação antes de verificar completamente a identidade da contraparte.

Conselhos de Segurança de Especialistas

Barwikowski, especialista em segurança de blockchain da Hacken, comentou sobre a dificuldade em discernir sites legítimos de fraudulentos, especialmente em acessos iniciais. Ele sugere a dependência de terceiros confiáveis e precauções extras ao invés de confiar apenas em motores de busca ou redes sociais.

O anúncio surge após a SFC encerrar o período de aceitação de novas aplicações de exchanges de cripto, com as plataformas não registradas tendo três meses para cessar as operações na região.

Mercado Cripto e Novas Regulações

A SFC segue atenta ao mercado, visando a proteção dos investidores em face do crescente bull market das exchanges de cripto na região da Ásia-Pacífico e os esforços da China em estabelecer uma ponte com sua CBDC.

Fonte: https://cointelegraph.com/news/fake-crypto-exchange-websites-hong-kong-sfc